FacebookTwitterYouTubeInstagram

       Experiências Cervejeiras é o que nos move!

Bem-vindos à Plataforma Multilocal da Cerveja!

Mapa Cervejeiro

Quem somos

O Mapa Cervejeiro é um produto da Estrela Brasil Produções que visa fomentar o turismo de negócios e experiências relacionados ao universo cervejeiro. A Estrela Brasil é uma empresa que organiza projetos e eventos com foco direcionado para o mercado cervejeiro e gastronômico desde 2011 e conta com colaboradoras apaixonados por cerveja artesanal.
Como pioneira em vários projetos e eventos cervejeiros no Estado de Minas Gerais, a Estrela Brasil desenvolve outras ações de fomento ao mercado da cerveja, além do Mapa Cervejeiro:
​​​​​​

  • BH Expobier - Festival de Cervejas Especiais (2012);
  • Minas Mixbeer - Festival de Cervejas Especiais (2013);
  • Mixbeer - Festival de Cervejas Especiais ( 2014, 2015, 2016)
  • Mixbeer – Parada Cervejeira (Carnaval Cervejeiro) – 2017
  • Congresso Brasileiro de Empreendimentos da Cerveja (2013/2015/2015/2016);
  • Circuito Beer Chef Brasil – 2013, 2017, 2015 e 2016;
  • Mapas Cervejeiros de Minas – 2016 e 2017
  • Canal no Youtube – Vamos Harmonizar? – 2017
  • Mapa Cervejeiro do Brasil – Editorial, Canal e Plataforma – 2017/2018


​​​​​​​

Nosso Propósito

Temos como propósito, o desenvolvimento de produções, eventos e projetos com excelência, profissionalismo e ética voltados ao mercado de cervejas artesanais / especiais, visando a inovação, a tecnologia, o empreendedorismo cervejeiro interligando a relação com o turismo, cultura, gastronomia, sustentabilidade e consumo consciente e responsável.

Acreditamos que a informação e o conhecimento podem transformar a percepção de apreciadores e consumidores, não só ao que tange ao aspecto sensorial da cerveja,  mas a uma melhor apropriação e valorização da identidade cultural e histórica dos vários fatores que perpessam a produção das cervejas artesanais no Brasil e no mundo desde a antiguidade até o momento atual.


​​​​​​​

Histórico do Mapa Cervejeiro

Através da realização dos eventos realizados desde 2012,  a sommelière de cerveja Cindra Gomes notou a demanda por uma ferramenta de localização das cervejas pelos visitantes, congressistas, turistas e apreciadores participantes dos eventos. “A proposta inicial do Mapa Cervejeiro era ser apenas uma ferramenta do turismo cervejeiro local”, conta Cindra Gomes. Com o início de uma estruturação maior por parte das cervejarias e pelo surgimento de outros empreendimentos cervejeiros e serviços especializados, a empreendedora viu outro potencial em agregar não só as cervejarias, mas os bares cervejeiros (brewpubs), lojas especializadas, hotéis,  escolas, associações e entidades que congregam o elo produtivo da cerveja.
​​​​​​​

Em 2015, Cindra enviou o projeto do Mapa Cervejeiro de Minas do para um edital de chamada pública para projetos ligados à indústria criativa pela CODEMIG/ Governo de Minas e em 2016, o projeto foi contemplado com a produção de 20 mil exemplares distribuídos em pontos estratégicos de Minas, além do Rio de Janeiro e São Paulo. Já em 2017, o projeto continuou com o apoio da Codemig, mas apenas para impressão de 5000 exemplares.

​​​​
“O olhar e o incentivo do Governo de Minas ao Mapa Cervejeiro foi fundamental para a realização do projeto que rendeu frutos ao Estado por ser hoje uma ferramenta que é ser referência para criação de políticas públicas, para investimentos público-privados e para o turismo cervejeiro-gastronômico”, conclui Cindra Gomes.

2016 – A primeira edição do Mapa Cervejeiro cervejeiros do país com entrevistas e bate-papos com agentes do mercado da cerveja artesanal no Brasil.

2017 – Já nesta segunda edição, o editorial contou com 70 cervejarias e mais de 40 estabelecimentos envolvendo escolas cervejeiras, hotéis, bares, restaurantes e growlerias.


​​​​​​​

My Image

Mapa Cervejeiro do Brasil

My Image

Cindra Gomes, é empreendedora criativa, com formação acadêmica em Designer Gráfico pela UEMG, Sommelière de Cerveja pela Academia Sommelier de Cerveja (MG) e Música pelo Conservatório de Música da UFMG. Cindra atua no mercado cervejeiro há 10 anos com gestão e produção de projetos e eventos, sendo facilitadora e palestrantes de cursos, workshops e palestras. Dentre seus projetos estão os festivais cervejeiros BH Expobier,  Mixbeer – Festival de Cervejas Especiais e a Parada Cervejeira, o circuito gastronômico Beer Chef Brasil, o Congresso Brasileiro de Empreendimentos da Cerveja, o vlog Vamos Harmonizar?, que harmoniza cerveja e música e o Mapa Cervejeiro – Plataforma Multilocal da Cerveja. Já visitou centenas de cervejarias brasileiras, brewpubs e algumas cervejarias e empreendimentos internacionais (Dinamarca, Bélgica e EUA). Já atuou como juíza em concursos cervejeiros em MG e em concursos e circuitos gastronômicos.

​​​​​​​Já prestou serviços ligados a eventos para várias cervejarias, já tendo representado algumas marcas também em eventos de terceiros. Já prestou serviços de consultoria a cervejarias, bares e restaurantes. É membro da Frente da Gastronomia Mineira. Sócia-diretora da empresa Estrela Brasil Produções.  Cindra tem um amistoso e profissional relacionamento com o mercado cervejeiro, tendo projetos e eventos apoiados e patrocinados pelo BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, Sebrae Nacional, Prefeitura de Belo Horizonte / Belotur,  Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, SindBebidas-MG, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento, SETUR - Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, SEC – Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, Ministério da Ciência e Tecnologia, Chopeiras Memo, Água Mineral Viva, dentre outros apoios e parcerias institucionais. 

Comemorando 10 anosde experiência no setor cervejeiro, Cindra escreve seu primeiro Ebook para o Mapa Cervejeiro destacando os 8 Pilares das Novas Marcas Cervejeiras de Sucesso, onde apresenta as maiores forças dos novos empreendedores cervejeiros. É um editorial que tem como proposta, inspirar e promover uma reflexão sobre os desafios, obstáculos e forças do empreendedorismo cervejeiro.

​​​​​​A partir de 2018, o Mapa Cervejeiro conquistará o Brasil com o mapa nacional de empreendimentos cervejeiros e não será só como um suporte fisico (impresso). O mapa irá se consolidar também como plataforma MULTILOCAL online dos empreendimentos cervejeiros do Brasil, fomentando o empreendedorismo e turismo cervejeiro local, regional e nacional.  Além dos mapas, a plataforma contará com conteúdos exclusivos pertinentes ao universo cervejeiro. A plataforma estará ancorada também pelo nosso novo canal no youtube, que mostrará a expedição nos principais pólos e abordará temas voltados ao empreendedorismo cervejeiros e ao consumo consciente e responsável.​​​​​​​ Você está convidado(a) para embarcar neste expedição conosco! Bora lá?

My Image

A Empreendedora Cervejeira